segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O swou de Truman











O tema do filme é o swou de Truman e o maior interresado nessa história era o diretor, pois ele condicionou a maneira que Truman ia viver o mesmo só viveu o que o diretor queria e tudo que vivia era uma mentira. Existe a conduta ética do diretor, pois ele usou da sua profissão dele a manipular Truman,
O papel da mídia era de mostrar a intimidade de Truman, fazendo com que os telespectadores convivessem a vida dele, tanto que no momento que ele resolveu desaparecer, ficaram todos perdidos sem saber o que fazer e preocupados procurando por Truman. O filme tem tudo haver, no caso desses reality swou que acontece muito na televisão que nós acompanhamos a vida das pessoas que esta lá dentro, por exemplo: O limite, A fazenda, e vários outros que aparecem nos canais de televisão. Um exemplo, a televisão faz e coloca no ar o que a sociedade quer, sem se importar com os valores éticos da sociedade. O programa Big Brother Brasil, exibido pela rede Globo, onde 12 participantes eram vigiados 24 horas por dia, é um exemplo disso. A única diferença é que era com o consentimento dos participantes. A curiosidade mórbida pela vida alheia parece ser um fenômeno contemporâneo desses humanos. Minha impressão sobre o filme e que a vida de Truman sempre foi presa, pois o diretor viveu a vida dele em favor do seu bem profissional, e não pensou que ia causar tanto transtorno a Truman, o mesmo era uma pessoa especial. Nasceu, cresceu e vive com uma câmera de televisão relatando 24 horas o que acontecia com ele. A própria cidade em que vivia e as pessoas com quem convivia eram falsas. Só que Truman não sabia o que acontecia com ele e seguia sua vida normal como todas as outras pessoas.
E em todos os momentos da sua vida era capturado por câmeras escondidas Seus amigos e sua família eram atores que lhe sorria agradavelmente. E tudo não passava de uma farsa, incluindo a cidade onde vivia seu casamento com Meryl. Ele levava a alegria e esperança para milhões de telespectadores em todo o mundo, sem saber que era a estrela de um reality show, mercadoria e vítima de um sistema dominador, que procura atender seus interesses. Aos 30 anos, Truman desconfia que haja algo estranho em seu mundo, percebe que está preso num grande esquema que estava tomando conta da sua liberdade e tenta fugir.
Esse fato pode ser observado nas cenas em que aparecem as garçonetes, os policiais, as duas senhoras e o rapaz da banheira, pois essas pessoas estão constantemente assistindo ao show, inclusive em seus locais de trabalho e no correr da noite, não demonstrando preocupação com o fato de Truman viver naquela maneira sendo vitima do diretor como se fosse uma mercadoria. A direção de produção faz com que ele sofra um trauma na infância, ao perder seu pai em acidente no mar. Entretanto, com uma quebra de roteiro, depois de muitos anos, Truman encontra seu "pai" na rua, e sob ordens do diretor, os contra-regras cercam seu pai-ator para tirá-lo de cena e não colocar nada a perder. Procurando-o, entra num prédio onde flagra o estúdio. A partir desse momento Truman começa a despertar para a realidade e começa a se dar conta que seu "paraíso" é um cenário. Se assim podemos chamar, o "deus" (diretor), não consegue mais controlar sua vida. Truman resolve enfrentar seus medos, inclusive o mar.

Nenhum comentário: