segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Atividade Wiki

Ao passar dos anos os métodos de ensino vêem mudando de formas significativas nas formas de ensinar e se relacionar, construir conhecimento, elaborar pensamento e produzir, vêem se modificando cada vez mais, e todo professor de arte ou de outra disciplina tem seus métodos de ensino diferentes. E a cada instante vamos vivenciando momento de transformação onde assistimos perplexa a formação de uma nova cultura, de uma nova forma de pensar, que se manifestam por intermédio das Tecnologias da Informação e Comunicação e não é diferente a arte, pois a mesma vêem se destacando cada vez mais, e está presente por todo lado de nossas vidas. Ambientes novos de aprendizagem surgiram, os processos de construção do conhecimento estão mais dinâmicos e as práticas tradicionais de ensinar estão sendo alteradas, do meio educacional.
Na possibilidade de ensinar e aprender exige hoje muito mais flexibilidade, espaço, tempo, tanto individual como de grupo, mais conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e comunicação. Uma das dificuldades atuais é conciliar a extensão da informação, a variedade das fontes de acesso, com o aprofundamento das compreensões, em espaços menos rígidos, menos engessados. Acredito que não só nas aulas de artes, mais sim em todas as outras disciplinas. O professor tem que melhorar cada vez mais suas habilidades com a arte, para dar o melhor de si nas suas aulas.
Portanto refletir sobre educação é refletir sobre o ser humano; educar é promover a capacidade de interpretar o mundo e agir para transformá-lo. E a arte é muito importante na vida dos seres humanos de diversas maneiras.

Nenhum comentário: