quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Trabalho de TCE3 bate boca do bairro liberdade

Titulo: Bate boca violento pela posse de terra do bairro Liberdade

Descrição do projeto: Invasões de terra acontecem todos os dias no nosso país. Desde os anos 80, o município de Epitaciolândia vem sendo marcado por invasão de terra.
A primeira invasão dessa região aconteceu no bairro Liberdade, quando a pequena vila passou a categoria de município. Em seguida aconteceu uma das maiores invasão de terra da história desse município.
A ocupação da área foi feita principalmente por seringueiros que migraram para a cidade, por que foram expulsos com suas famílias dos seringais na década de 70 por fazendeiros. Atualmente o município ainda e marcado por esta questão social, apesar de ter se passado vários anos a falta de moradia ainda e grande.
O município já tem 17 anos de fundação, sua população não ultrapassa 17 mil pessoas, no entanto, a questão fundiária, a falta de moradia para as pessoas carentes ainda e uma preocupação. A falta de comprometimento políticos tem sido grande nesse sentido, somente neste ano já aconteceu três invasões de terra. Por isso, escolhemos esse tema para a foto novela, em outros anos algumas novelas já abordaram o tema.
Invasões de terra acontecem todos os dias no nosso país. Nos anos 80, houve invasões de terra no bairro Liberdade. E criei essa apresentação em cima da peça teatral "Se a memória não me falha..." nossa versão ficou assim:
(Bate boca violento pela posse de terra do bairro Liberdade)
É aqui que eu vou construir meu barraco.Posseiro -
Policial - Aqui não! "Ocê" vá morar no "çumitero".
Posseiro - "Cumé" que é?!
Policial - É isso "mermo", vá direto pro inferno. Não sei pra que pobre quer terra, e cale a boca sua comunista desgraçada!
Posseiro - Cale a boca uma ova e comunista é sua mãe, seu cachorro da moléstia.
Poeta – Opa vai começar a revolução, camaradas! As armas camaradas!
O povo precisa de pão e arte!
O povo precisa de respeito!
O povo precisa de um pouco mais de dignidade, mas essa dignidade nunca vai ser dada de graça, ela vai ter que ser conquistada, mesmo contra os interesse dos porcos capitalista. Só vamos ter uma sociedade mais justa quando o povo chegar ao poder! O povo precisa de terra. Terra, Justiça e Liberdade. Liberdadêeeee!
Policial – "Teje" preso seu poeta! O senhor está preso por perturbar a ordem "publica".
Poeta – Pode me prender, pode me bater, mas eu não mudo de opinião. A policia é o aparelho repressor do Estado burguês e só serve para prender os pobres, as prostitutas e os pretos.

Policial-... e os poetas, "rambora", vagabundo!!! (mete a peia)

Portanto, produzir este ensaio da foto novela sobre a posse de terra no Bairro Liberdade foi de fundamental importância. Foi possível contar, e conhecer a história de vida das pessoas e de uma cidade em uma novela.
A produção dessa fotonovela nos mostrou os diversos meios de criatividade que temos para trabalhar na sala de aula, ao invés de ficarmos só falando, por que não fazer com que os alunos viva e conheça a historia de vida de seus antepassados atreves das diversas formas de criatividade.

Nenhum comentário: